#BeepBeep: VDI: sabe o que e como é?!

#BeepBeep

#BeepBeep: VDI: sabe o que e como é?!

Que a virtualização é uma realidade ninguém mais dúvida! Lembro bem que no início de sua disseminação, muita gente era contra essa tecnologia e dizia ser apenas uma "modinha" passageira. Hoje em dia já é mais que uma ralidade! É uma necessidade de negócio. A virtualização já avançou tanto, que existem até ferramentas para virtualizar estruturas inteiras de rede, como é o caso do NSX da VMware. Com tanto avanço, um conceito antigo começa a ganhar espaço no cenário corporativo: o VDI.

O que é VDI?

Basicamente uma das primeiras "versões" do VDI, nasceu com o uso dos chamados "terminais burros" (exemplo mais didático que achei). Nessa época as empresas usavam máquinas sem nenhum recurso de processamento local, para se conectar a servidores que realizavam todo trabalho pesado, entregando ao usuário apenas telas com as informações solicitadas. Hoje este conceito evoluiu e se tornou mais completo. Na atualidade é possível ter telas coloridas e até renderização em 3D.

O VDI veio evoluir ainda mais o conceito de sessões remotas, permitindo que os usuários tenham suas próprias máquinas, com características específicas às suas funções. Para o negócio das empresas, o resultado é maior disponibilidade do recurso com menor tempo de parada do usuário, por problemas técnicos em suas estações de trabalho. Para a TI, o VDI representa melhoria na gestão dos desktops e diminuição nos chamados de resolução de problemas. Mesmo nos casos de necessidade de chamado, o SLA de resolução é bem menor que o convencional.

Infraestrutura Básica

Existem elementos básicos a qualquer solução de VDI, que precisam estar presentes para que se extraia bons resultados com este tipo de projeto. Clique no botão abaixo e confira um infográfico com a composição básica de uma solução de VDI.

Deseja saber mais?

Para maiores informações, entre em contato
041 9 8834-7824
danilo.mesquita@softwareone.com

Por favor, me diga o quanto esta informação foi útil pra você.

4/5 (1)

Por favor, me diga o quanto esta informação foi útil pra você.