#BeepBeep: IoT?! Internet do que…?

#BeepBeep

IoT: origem

Desde a sua concepção a Internet nasceu para interligar coisas. No início, apenas alguns computadores para fins militares, que conectavam universidades e centros de pesquisa. Essas conexões foram evoluindo para interligação de microcomputadores e redes, até se tornar a teia gigantesca que conhecemos hoje. O que se vê na atualidade não é mais uma simples conexão de máquinas, mas uma rede “viva” de pessoas e comunidades. Os computadores se tornaram quase “invisíveis”, como afirmou Mark Weiser.

As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano, até serem indistinguíveis dele
Mark WeiserCientista da Computação

Quando se fala em Internet das Coisas, tudo pode ser conectado. Desde um simples sensor de presença, até o computador de bordo de um carro. Hoje já é possível conectar dispositivos vestíveis como: relógios, tênis, óculos, roupas, entre outras… COISAS!

A IoT – Internet of Things, teve sua concretização com a ampla massificação da computação móvel. Smartphones, Tablets, Smartwatches, Smartbands e todo tipo de “smartCOISAS”, possibilitam e facilitam a coleta de dados em tempo real, contemplando posicionamentos globais (GPS), altitude, temperatura… Consegue imaginar o potencial que essa massa de dados tem de criar possibilidades?

E para o negócio?

Muitas empresas vem aproveitando a onda da IoT para criar conceitos novos, lançar tendências e quebrar paradigmas. Ser DISRUPTIVO! Essa é a nova onda, a terceira onda da Internet. Estamos em um momento onde a grande rede não apenas interliga redes e pessoas, ela passa a interligar objetivos e dispositivos inteligentes e estes, a nós, com o objetivo de melhorar nossas vida nas áreas de saúde, segurança, educação, comunicação, interação social e muitas outras.

Toda essa tecnologia e interconectividade gera um enorme volume de dados! São tantas informações circulando pelos circuitos da Internet, que é quase impossível mensurar com precisão. São diversos tipos de dispositivos capturando dados de pessoas e outras… COISAS. Tanta informação, se útil, precisa ficar armazenada em algum lugar, concorda? Dai vem um outro conceito: o Big Data! Mas este é um tema que será abordado no próximo #BeepBeep!

Contribuição: Ygor Voltolini

Deseja saber mais?

Para maiores informações, entre em contato
[fa type=”phone-square”] 041 9 8834-7824
[fa type=”envelope”] danilo.mesquita@webfocco.com.br