Solução para Gestão Integrada de Nuvem

RelatóriosSendo a redução de custos e da complexidade do ambiente, os principais objetivos deste tipo de adoção, a falta de controle e gestão acaba por torna-la ineficiente, do ponto de vista financeiro e gerencial. É preciso estar atento ao consumo e utilização dos serviços em nuvem para que se mantenha o equilíbrio entre custo e benefício, para ser considerara uma opção mais eficiente.

Mesmo antes da nuvem, a solução para o dilema “custo x benefício” sempre esteve relacionada com a implementação de conceitos processuais e ferramentas que apoiem no monitoramento dos recursos de TI. Saber o que está sendo usado e como está sendo usado, é parte importante no processo para obtenção dos resultados esperados. Com a consolidação da TI como serviço, ou seja, grande parte dos recursos indo para a nuvem, estes processos não desaparecem. Muito pelo contrário, eles precisam estar ainda mais presentes no dia a dia da gestão de TI.

Processos e Ferramentas

ProcessosAntes de qualquer coisa, o conceito que envolve este modelo de gestão precisa estar muito claro na mente de quem administra o ambiente. É importante entender que ter visibilidade e controle do ambiente, tem um importante papel no controle dos gastos e é fundamental para justificar a necessidade de adotar uma solução de gerenciamento. Este é um investimento onde o ROI (retorno sobre o investimento), tem fácil comprovação.

Entendido o conceito, ter ferramentas que forneçam informações precisas e assertivas, pode ser o caminho mais curto para a otimização do ambiente como um todo. De fato a nuvem só é eficaz na redução dos custos de TI, se for bem gerenciada. Para otimizar é preciso ter a total compreensão destes três aspectos:

Necessidades: com as necessidades mapeadas, fica mais fácil adequar o escopo do que é preciso adquirir para atender as demandas de um determinado projeto.

Produtos: são diversas as opções de produtos e fabricantes disponíveis no mercado. Sendo assim, é preciso entender o que cada um oferece, para evitar aquisições equivocadas.

Consumo: definidos os aspectos anteriores, acompanhar o consumo é vital para manter o controle dos gastos. O monitoramento de consumo permite medir, efetivamente, se aquilo que foi adquirido esta adequado.

Plataforma de Gestão

Uma das dificuldades desta demanda, esta em encontrar uma solução de gerenciamento que atenda a todas as necessidades do negócio e ainda se mantenha alinhada à pluralidade de fabricantes e opções de produtos de nuvem que existem no mercado. Ainda é cedo para dizer que existe uma solução que esteja 100% madura neste sentido. No entanto, mais do que qualquer outra empresa que tenha conhecimento puramente técnico, aquelas especializadas em comercialização e licenciamento de softwares, especialmente as que estão no mercado a muito tempo, são as que estão mais capacitadas sob a ótica deste seguimento. Gerir contrato e consumo de softwares requer muita experiência e conhecimento total dos produtos e regras de seus fabricantes.

Uma solução para Gestão Integrada de Nuvem que atualmente merece atenção do mercado é a plataforma PyraCloud.

Idealizada pela SoftwareONE e desenvolvida para atender à diversas necessidades de negócio e alinhada à pluralidade mencionada, a plataforma PyraCloud é uma solução completa para gestão de portfólio de software que está em constante evolução. Fundamentada em três pilares principais: comercial, governança e técnico, esta plataforma age integrando as informações provenientes de contratos comerciais, inventário de conformidade e gestão de uso (consumo), para gerar informações que servirão de base para facilitar a tomada de decisões estratégicas, de forma a torna-las mais eficientes.

Veja o vídeo introdutório abaixo e entenda como a plataforma funciona.

Uma das importantes funcionalidades desta plataforma é a medição do consumo de recursos, em ambientes de data center em nuvem. No exemplo abaixo se vê um dashboard gerencial que apresenta informações de uma assinatura do Microsoft Azure.

PyraCloud Pro

Conclusão

A nuvem é, definitivamente, um caminho lógico para otimizar os custos da TI em grande parte das empresas. Se a TI não é o objetivo de negócio de uma empresa, a necessidade daqueles enormes investimentos em data centers, softwares e outros recursos inerentes aos cenários on-premise, deixa de ser obrigatória e passa a ser totalmente opcional, com o surgimento dos serviços em nuvem. A eficiência oferecida por ela já está mais do que comprovada.

Características como elasticidade, escalabilidade e custos mais justos, tornam a nuvem uma opção bem mai atrativa em todos os aspectos. No entanto, a gestão mais eficiente deste ambiente é o que faz toda diferença para a obtenção dos resultados. Centralizar informações provenientes, tanto do ambientes on-premise legado, quanto daquilo que foi para o provedor de serviços em nuvem, seja ele qual for, tende a facilitar a gestão tornando-a mais fácil, ágil e eficiente.

Próximos Passos

O PyraCloud é um produto criado e desenvolvido pela SoftwareONE e está presente em seu portfólio de serviços.

Para mais informações, entre em contato
[fa type=”phone-square”] 041 9 8834-7824
[fa type=”envelope”] danilo.mesquita@webfocco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *