#BeepBeep: consolidação e convergência, manja?

#BeepBeep: Consolidação e convergência de tecnologias, manja?

A complexidade na qual os ambientes de tecnologia chegaram, torna cada vez mais complexa a tarefa de administração. São diversas as plataformas de virtualização, sistemas de gestão, ferramentas de produtividade, soluções em nuvem, entre outros recursos presentes em ambientes corporativos. Na maioria dos casos, a administração de tudo isso é individual e até manual. Dois conceitos vem se estabelecendo no mercado, com o intuito de facilitar e diminuir toda essa complexidade: Consolidação e Convergência de Tecnologias!

Consolidação

ConsolidaçãoConsolidar ambientes de TI significa diminuir a complexidade de plataformas, fabricantes, tecnologias e até versões de produtos, ao mínimo de diversificações possíveis. A consolidação já proporciona significativa melhora na gestão do ambiente como um todo, mas não chega a ser uma centralização. Nem sempre é possível consolidar tudo. Neste caso, convergir é importante.

Convergência

ConvergênciaA convergência tecnológica, de certa forma, complementa a consolidação. São várias as ferramentas presentes no mercado que possibilitam convergência de ambientes de TI, possibilitando desde uma administração centralizada a unificação de sistemas e portais corporativos. Quando se fala em convergência, nos remetemos a união, a caminhos que levam ao mesmo lugar. Na tecnologia, convergir é ser eficiente independente de que soluções, fabricantes ou tecnologias se use.

Contribuição: Marcelo Mello

Deseja saber mais?

Para maiores informações, entre em contato
041 9 8834-7824
danilo.mesquita@softwareone.com

Sem avaliação até o momento.

Por favor, me diga o quanto esta informação foi útil pra você.