#BeepBeep: Conhece a História da CAL?

#BeepBeep: Conhece a História da CAL?

Todo profissional que atue diretamente com TI ou que compre software, já se perguntou alguma vez: o que é essa tal de CAL?

Reza a lenda que a Licenças de Acesso do Cliente ou, do inglês, CAL – Client Access License, nasceu da necessidade de adequar o custo de aquisição do Windows Server, nas primeiras versões, para todos os tipos e portes de empresas. Inicialmente o custo para se ter um servidor Microsoft em ambientes corporativos era extremamente alto. Essa foi a maneira que a empresa encontrou de popularizar e democratizar seu sistema operacional de servidor, trazendo-o para o modelo cliente/servidor.

Modelo cliente/servidor

Proliferação

A ideia de cobrar pelo acesso aos serviços providos pelos servidores Microsoft, possibilitou a criação de um modelo que proporcionou a democratização do produto. Com isso empresas com muitos funcionários (usuário) ou dispositivos (dispositivo), tem custos superiores às empresas menores, tornando o produto acessível a todos. Muitos questionam se é justo ou não. O fato é que esse modelo foi um dos responsáveis por popularizar o Windows Server no mercado corporativo.

Deseja saber mais?

Para maiores informações, entre em contato
041 9 8834-7824
danilo.mesquita@softwareone.com

Sem avaliação até o momento.

Por favor, me diga o quanto esta informação foi útil pra você.