Redução de Custos com Licenciamento de Software

it_spend_forecast_q2_2016-2Durante os último 5 anos, as despesas da TI com software vem ficando na ordem entre 6 e 8 porcento do total despendido pela área. Isso de acordo com pesquisas divulgadas pelo Gartner®. É fato que esta parcela não representa um grande percentual das despesas, mas esta conta vem crescendo levemente ano contra ano, conforme apesentado no gráfico (Gartner®). Manter o controle deste tipo de despesa, em prol da redução de custos, é bem mais complexo do que se imagina. Existem condições legadas nos modelos de comercialização de software que deixam margem para equívocos altamente onerosos aos cofres das empresas, quando se trata de adquirir softwares no modelo de uso corporativo. São tantas as variações de produtos, opções e combinações de compra, que atreladas à diversas modalidades contratuais, causam confusão na mente até dos mais experientes especialistas em licenciamento. Por outro lado, tantas possibilidades acabam por permitir, também, a flexibilização na construção dos cenários, onde se tem a condição de visualizar e escolher melhor a opção para o negócio de cada empresa, das pequenas às grandes. Hoje este é um conceito que vem se tornando conhecido como Arquitetura de Licenciamento.

shutterstock_114844255-300x205O conhecimento acumulado pelo universo do licenciamento de software poderia ter conteúdo suficiente para criar formações inteiras de faculdade, não fosse a volatilidade das informações que o permeiam. Profissionais dessa área, os especialistas em licenciamento de software, precisam estar em constante estudo e aprendizado, pois os fabricantes mudam com bastante frequência seus modelos de comercialização e regras que o regulamentam, buscando se adaptar as tendencias de mercado. Normalmente as fontes de pesquisa dessa área são os documentos liberados pelos fabricantes, onde constam todas as regras para aquisição e uso de cada software, em cada modelo de contrato. São muitos os termos que definem essa documentação, dentre eles temos:

  • PUR – Product User Rights
  • SPUR – Services Provider Use Rights
  • PT – Product Terms
  • OPT – Online Product Terms
  • OSUR – Online Services Use Rights
  • EULA – End-user License Agreement
  • LTU – Licenses and Terms of Use
  • Entre outras centenas que existem por ai…

O grande ponto é que nem sempre as informações presentes nestes documentos é clara quanto aos seus termos. Neste caso, o risco da má interpretação ou do entendimento incorreto das regras, pode ter um alto custo para as empresas se ocorrerem aquisições equivocadas. As já conhecidas e famosas auditorias iniciadas pelos fabricantes, vem se repetindo ano contra ano e é importante estar preparado para eventuais ocorrências deste tipo. Existem diversas empresas no mercado que se dizem preparadas para realizar este tipo de serviço, mas é importante ter referências positivas de trabalhos já realizados por aquele que se pretende contratar. Nos últimos tempos, as empresas presentes no mercado de software vem se aprimorando nas questões ligadas ao tema e disponibilizando aos seus clientes, áreas de apoio neste sentido. São diversos os tipos de serviços, que vão desde um simples levantamento de conformidade pontual, aos mais completos serviços de controle do ambiente em tempo real.

softwares-para-digitalizacao-em-pdfConclusão

Antes de iniciar um projeto de Arquitetura de Licenciamento de Software, é importante saber como está o ambiente atual, para que se possa realizar um trabalho de organização e medição da efetiva utilização de cada aplicativo para buscar a redução de custos. Também é importante tem em mente as tendências de uso e a situação de conformidade do ambiente. Após ter esse mapeamento do parque de TI, fica mais fácil e mais assertivo construir o modelo de arquitetura de licenciamento ideal para a empresa.

Buscar apoio de especialistas em licenciamento, é antecipar-se a uma tendência ruim que pode levar ao descontrole desse “ativo” e posteriormente representar altas nas despesas da empresa. Ter o ambiente constantemente monitorado é a melhor alternativa para se manter os custos na medida certa e dentro da previsão de budget.

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